En la presentación del libro «Professores e Escolas. Imagem social e desafios de profissão»

Evangelina_3El pasado martes, día 7 de mayo de 2013, se dedicó la sesión del Seminario Helmantica Paideia a la presentación y comentario del libro de la Dra. Evangelina Bonifácio Silva, profesora en Bragança (Portugal), titulado Professores e Escolas. Imagem social e desafios de profissão, publicado por la editorial Fonte da Palabra (Lisboa) en 2011.

El acto, al que asistieron docentes e investigadores del entorno de la Universidad de Salamanca, fue moderado por el profesor José María Hernández Díaz, quien, después de presentarla, dio la palabra a profesora Silva. Según la propia autora, el trabajo de investigación Professores e Escolas. Imagem social e desafios de profissão:

Evangelina Silva(…) procurou evidenciar os factores que desafiam a profissionalidade docente no quadro da nossa contemporaneidade e influenciam a imagem social da profissão, tendo em referência a situação dos professores do ensino básico.
Tentou-se sobretudo perceber em que medida as transformações societais se reflectiram na escola portuguesa e no paradigma de desempenho dos professores. A sociedade do século XXI surge como uma sociedade fortemente complexa, em processo de mutação acelerada, confrontando-nos com um tempo incerto, fluido e vulnerável. Neste cenário, como pode o professor do ensino básico exercer a sua missão de educador profissional, isto é, de orientador de processos pessoais de vida e de aprendizagem? Quais devem ser os valores balizadores da sua acção pedagógica? Para que novos papéis, novas responsabilidades, novas relações sociais, são convocados? Que mudanças se verificaram ao nível da concepção da profissão, da sua imagem pública e das condições de exercício profissional? Estas interrogações, centradas na desocultação do ethos da profissão e imagem social, motivaram um estudo empírico desenvolvido em torno dos principais problemas, dilemas e desafios éticos da profissão, destacando ainda os fenómenos de reconhecimento e visibilidade social, considerando as percepções dos próprios docentes e a percepção de outros actores, designadamente de quadros técnicos, tentando evidenciar as percepções verbalizadas e ainda o parecer de cidadãos em geral.

Los interesados en el tema pueden encontrar más detalles de la intervención de la profesora Evangelina Bonifácio Silva en el siguiente documento: Professores e Escolas. Imagem social e desafios de profissão – Evangelina Silva – 07-05-2012.

Esta entrada fue publicada en Actividades científicas, Libros y revistas, News, Seminario Helmantica Paideia. Guarda el enlace permanente.